terça-feira, 1 de março de 2011

Pensar antes de amputar!


Quero manifestar o meu agrado pelo surgimento de alternativas para conduzir os destinos da FPO. É publico que nem sempre concordei com acção do Almeida enquanto Presidente, mas reconheço-lhe capacidades que muita falta estão a fazer na nossa modalidade.

Tenho no entanto que confessar que me desagradam os afastamentos teatrais, que parecem apenas preparar regressos Messiânicos. Para além disso gostaria de lembrar que mesmo o Verdadeiro, tinha 12 Apóstolos com ele...

Também não me parece bem que os únicos projectos conhecidos sejam apenas um anti-paradigma e anti-Aventura primário. Se há uma pedra a esmagar essa Disciplina, antes de a amputar, importa tentar remover a pedra primeiro!

Não tenho qualquer inconveniente que se discuta a saída da Aventura da FPO, mas importa levar em consideração que a FPO chamou a si a tutela da Aventura, e não me parece correcto que à primeira contrariedade e sem razões de peso, para além de puro preconceito, se decida pôr um filho na rua.

8 comentários:

  1. Concordo e assino por baixo!
    Higino Esteves

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís,
    Tranquilidade...
    Lembras-te de uma AG em Vinhais em que apenas estive eu, o Amador e o Rui Ferreira? Ao fim de uma hora chegou um quarto delegado!!! Essa foi a razão principal da mágoa e do afastamento. Se te lembras eu fui o único a assumir a desconsideração para com a AG.
    Lembras-te de quem assumiu a integração das CA's na FPO? Se te lembras sabes que eu estava lá. Mas naturalmente que perante anseios ou ideais diferentes, se existirem, não há melhor solução que o debate tranquilo. Tudo é discutível com tempo e serenidade.
    Regressos e poder... Luís se eu quisesse o "poder" ou o "brilho das luzes" não tinha saído após o WMOC'08 quando a FPO tinha dinheiro como nunca teve, estava equipada, tinha prestígio e paz.
    Caro Luís, não sou oposição nem quero o poder, apenas quero que a nossa modalidade não se auto-destrua e infelizmente para mim e para a Orientação tive que me "chegar à frente".
    Abraço
    AA
    Apenas disse aos orientistas que não precisam de estar

    ResponderEliminar
  3. Obrigado aos dois por lerem e comentarem este meu pasquim.

    Almeida, o que eu estou aqui a pôr em causa não é o regresso (penso que deixei bem claro que ele me agrada), mas sim o abandono.

    Claro que me lembro de Vinhais e também me lembro da AG de Leiria e das palavras de despedida. Lembro-me também que nem assumiste a condução da última AG que te competia.

    O que se passou em Vinhais foi claramente responsabilidade da Direcção da FPO (não foi dos Delegados nem dos Praticantes) que não coordenou devidamente a situação. Grande parte dos Delegados tinham prémios a receber e viam, como eu vi o Presidente e Direcção por ali, pelo que supusemos que estava tudo em sintonia. A tua atitude na AG de Leiria foi uma desfeita aos Delegados e por inerência aos Praticantes.

    Mas isso são águas passadas. Bem vindo de volta!

    Corridas de Aventura
    Precisamente por saber quem era o Presidente aquando da integração é que as tuas palavras me inquietam mais.

    Sou sempre a favor de debates tranquilos e com honestidade intelectual, mas parece-me que não se consegue esse desiderato quando o candidato a candidato a Presidente da FPO diz:

    "... as CA's são uma modalidade multidisciplinar (do tipo do Triatlo) e não uma disciplina da Orientação."

    Quando no artigo falei em apóstolos estava a desafiar à revelação dos potenciais integrantes desse "grupo de amigos", pois estamos a falar dum órgão colegial e não unipessoal! Já agora atrevia-me a sugerir que seja antes um grupo de trabalhadores, já que parece que este último "grupo de amigos" não vai deixar grande lembrança.

    Um abraço

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  4. Fico triste por este desenrolar dos acontecimentos...
    tenho pena que tenham esperado que esta direcção fosse eleita e agora apareçam uma série de iluminados que nada fizeram na altura em que se preparava a eleição para os orgãos da FPO, e neste momento todos sabem criticar e apontar novos caminhos!!!! onde estavam há apenas escassos meses???
    Posso desde já afirmar que não tendo estado com a actual direcção, também não estarei com os "messias" que se preparam para assaltar o poder!

    TRISTE MUITO TRISTE

    Quanto à sustentação da Aventura no seio da FPO, já me parece que alguns (muitos) se preparavam para no momento certo decepar esta da federação. Esses nunca fizeram nem pouco nem muito por acolher a Aventura e tentam assim desta forma baixa, e com pretextos decorrentes do Alix estar à frente dos destinos da FPO derrubar os dois!!!

    TRISTE MUITO TRISTE

    Estarei enganado, ou a Orientação não se pratica em cima de uma bicicleta, ou mesmo dentro de um kayak, ou em cima de um cavalo talvez... mesmo com dificuldade de locomoção é possível numa cadeira de rodas fazer orientação!! Multidisciplinar???? isso não é multidisciplinar?? se calar a disciplina de orientação devia ser apenas praticada a pé!!! será que estarei a concluir bem??

    enfim...

    ResponderEliminar
  5. Interessante é tentar compreender o que está a ser "amputado".
    Boa metáfora para ilustrar o efeito não de uma pedra, mas de tanta poeira...

    ResponderEliminar
  6. Se me permitem, a tónica da discussão não deveria estar nas corridas de aventura, mas sim na actuação da Direcção ou talvez principalmente do seu Presidente, uma vez que a Direcção (ou alguns dos seus membros) só se começaram a ver ultimamente. Infelizmente, as corridas de aventura estão a apanhar por tabela por culpas que não lhes são imputáveis.
    Por isso, concordo com a Kátia quando fala em poeira; é uma poeira que nos está a desviar do que deveria ser discutido.
    Eu, como uma boa parte dos veteranos civis que está hoje na orientação, comecei pelas corridas de aventura, que durante anos foram o único desporto com orientação acessível aos não militares. Por isso, esta discussão se são ou não orientação não tem razão de ser: foi daí que muitos de nós vieram!

    ResponderEliminar
  7. Eu como observador de fora, mas atento, gostaria de perguntar aos restantes que são mais experientes nestas andanças das CAs se viria algum mal maior ao mundo se as CAs saíssem da FPO?

    Essa foi a realidade durante anos e foi precisamente nessa altura que as CAs cresceram. Infelizmente quando comecei a participar em CAs foi quando as mesmas foram integradas na FPO e a única vantagem que senti como atleta foi a não colisão de datas com provas de OriPedestre/OriBTT.

    Pelos vistos a maioria dos clubes olham para as CAs como a ovelha negra da Orientação. A esses gostava de lhes dizer que se hoje faço orientação (devagarito é certo), deve-se às CAs e passei todo o período académico a olhar de soslaio para a Orientação e aos maluquinhos dos mapas com uma bússola nas mãos (tão ignorante que eu era). É pena que não se consiga perceber que as CAs são/poderão ser de facto uma mais valia para a Orientação em geral.

    Como conclusão, gostava de referir que esta guerra fratricida do "Paradigma" vs "Salvador da Orientação" é absurda, porque em vez de chegarmos a uma via de convergência, estamos à pancada uns contra os outros. A ver se durante o fim-de-semana o bom senso impera e os "notáveis" que vão a AG cheguem a um caminho que sirva o melhor possível a Orientação e todas as suas disciplinas.

    A todos os meus cumprimentos desportivos.
    Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
  8. Caro Luís,
    Vai ler o que foi dito sobre os prós e contras do RECA no Orientovar... a "modalidade" vem de lá, por mim é disciplina da Orientação.
    Quem escreve deve analisar antes de enviar (exemplos não faltam!!!).
    Abraço

    ResponderEliminar